Vitor da Trindade
Músico multimídia, é Compositor, percussionista e professor de danças e ritmos tradicionais afro brasileiros.
EDUCAÇÃO
Iniciado quando criança por seus avós Solano Trindade e Maria Margarida da Trindade, fundadores do Teatro Popular Brasileiro, que divulgava e ensinava a cultura afro desde 1946 e por seus pais Jorge de Souza (Ogan Alabé) e Raquel Trindade (Ex-professora de danças brasileiras, e Teatro Negro do DAC da Unicamp, artista plástica e fundadora dos grupos Urucungos Puítas e Quijengues e Teatro Popular Solano Trindade).
ESTUDOU:
Percussão com Dinho Gonçalves -1990 a 1993 Percussão Popular, direcionada aos ritmos afro-cubanos, na Faculdade paulista de Arte (Curso de extensão) e Conservatório Souza Lima
Violão popular com Laura Campaner- Universidade Livre de Musica 1994 a 1996
Canto Popular com Consiglia Latorre-Universidade Livre de Música
1996 a 1998
Capoeira e Maculelê com Mestre Brasília (Antonio Cardoso Andrade-Desde 1994
ASSISTIU AOS WORKSHOPS E OFICINAS:
Percussão corporal e musicalidade instintiva 1995 - Stênio Mendes ULM
Percussão para músicos e pedagogos -1996 Nana Vasconcelos ULM
Harmonia -1995 com Ricardo Breim ULM
Encadeamento e ouvido harmônico 1996-Laura Campaner ULM
Musicalização infantil
Maria Zei Bianchi ULM 1994/ 95/ 96
Ritmos em Cinco
2001 com Ulli Moritz Landesmusikakademie Berlin, Alemanha
Westafrikanische Percussion (Percussão Malinke)-2001 com Famadou Konate na Hochschule der Kunst, Berlin, Alemanha
Vocal Percussion I e II (Percussão vocal e introdução ao Beat Box)-2003 Richard Filz Landesmusikakademie Berlin, Alemanha
Fuehrungwerkstatt Exchange Learning (Coaching supervisão e técnicas de RH, para aplicação na Arte-educação)
2004/2005 com Dr. Martin Hertkorn Inqua Institut Berlin, Alemanha
Taketina - 2006 com Mechthild Weber
OFERECEU OS CURSOS
Aulas de percussão e dança brasileira desde 1987:
Prefeitura Municipal de Embu das Artes-Casa da Juventude (percussão, e violão popular)
Em várias unidades do SESC de São Paulo, como professor de Dança SESC IIpiranga, Vila Mariana, Pompeia, Pinheiros, Sao Jose do Rio Preto, Campinas e outros. (Percussão e danças brasileiras)
Nas Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura- em Butantan, Itaquera, Embu das Artes, Vila São Jose etc...
(Percussão e danças brasileiras)
Para os coordenadores e diretores da Febem
envolvendo todas as unidades de São Paulo, na unidade Tatuapé
Na Praça da Sé e Brás
no projeto Turma Faz Arte, premiado pela Unesco.
Nos Projetos Ancora, Colibri e Creche Criança Feliz (Guaçatom), ONGs envolvidas no desenvolvimento da Criança e do Adolescente e na
Escola Ágora de I Grau (Percussão e danças brasileiras)
Seminarios Oficinas cursos Workshops na Europa:
Landesmusikakademie Berlin 1998 - 2008
Festival de Percussao “Samba Syndrom”
Amsterdan, Milao, Kopenhagen, Koln, Munique, Hannover,
Bremem, Dusseldorf e Guadalupe no Caribe.
CURSOS REGULARES OFERECIDOS NA EUROPA
Na Musikschule Schöneberg (2004-2006)
No Groove Zentrum für Percussion (2003-2006)
TRABALHOS COMO MÚSICO E COMPOSITOR
Percussionista no Trio Revista do Samba (Pesquisa e divulgação do samba) Com Beto Bianchi (Violão e vocal), Leticia Coura (voz e cavaquinho). Em várias cidades do mundo, como Rio, São Paulo, Paris, Tel Aviv, Amsterdam, Nova York e Berlin. 2 Cds gravados pela Traumton Records (Alemanha) em 2004 e 2005 e em 2006 pela Atração Discos (São Paulo) em projeto premiado pelo Petrobrás Cultural.
Violonista, cantor e compositor do Ayrá Otá Duo (Cd pela Dabliu Discos em 2002) com Carlos Caçapava.
COMO PERCUSSIONISTA
Com as bandas: Maria da Fé (Reggae, Funk), Aquilo Del Nisso (Jazz do Brasil), Cometa Gafi (Gafieira), todas essas bandas em Sao Paulo. The Daltons (jazz), Zito (brazilian jazz) e Passport (Jazz) na Alemanha.
Com os cantores
Beatriz Azevedo, Borba da Pérola Negra, Silvio Modesto, Celso Sim, Adriana Caparelli, Letícia Coura e outras.
com as companhias teatrais:CER- Cia Estavel de Repertório (Antonio Fagundes), Teatro Vento Forte (Ilo Krugli), Teatromovimento (Doura Prates dos Dias e Eliana de Santana), Grupo Bilitis (Petrônio Gontijo, Jairo Matos, Beatriz Azevedo) e outros.
Compositor e diretor musical com: Fractons Cia de Teatro e Circo, e Cirque de Soleil, para o lançamento do automóvel Pólo em São Paulo. Acrobático Fratelli, Grupo TeatroMovimento e Teatro Popular Solano Trindade.
1989/2008 -Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – todos os trabalhos do Núcleo destacando aqui alguns:
2008 – Performance Poética – Teatro Popular Solano Trindade com o Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – direção geral Isadora Dias;
2007 – Performance e dança - primeira amostragem da Investigação e Pesquisa O Corpo-rosto PAC ;
2006 – Secretaria do Estado de São Paulo - com o nome de O Íntimo Lugar Público – Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – coordenação geral Isadora Dias - Teatro Popular Solano Trindade, Embu das Artes – Teatro da Dança, SP;
2006/2007 – Boi Contemporâneo - dança híbrida – dança tradicional com características da contemporaneidade;
2004/2005 – O Muro – dança – Teatro Vento Forte, Espaço Rasa, C. C. São Paulo, SP; C.C. Embu das Artes Embu, SP.
ATUALMENTE
é Professor de Percussão do Movimento Bixigão, no Teatro Oficina, da Secretaria de Educação de Embu das Artes, operando em várias escolas de educação fundamental. É diretor musical e vice presidente do Teatro Popular Solano Trindade, onde coordena os vários cursos direcionados a comunidade por esta entidade, além de estar em constante movimento por várias partes do Brasil divulgando a cultura e arte tradicional afro brasileira. É percussionista do Trio Revista do Samba, do Duo Ayrá Otá e diretor Musical do Naipe de Percussão Ilá Dudu, mesclando o tradicional com a linguagem moderna. Produz o cd e o show "Cantando Solano Trindade, meu avô!", onde canta suas composições baseadas na obra deste importante poeta.
Músico multimídia, é Compositor, percussionista e professor de danças e ritmos tradicionais afro brasileiros.
EDUCAÇÃO
Iniciado quando criança por seus avós Solano Trindade e Maria Margarida da Trindade, fundadores do Teatro Popular Brasileiro, que divulgava e ensinava a cultura afro desde 1946 e por seus pais Jorge de Souza (Ogan Alabé) e Raquel Trindade (Ex-professora de danças brasileiras, e Teatro Negro do DAC da Unicamp, artista plástica e fundadora dos grupos Urucungos Puítas e Quijengues e Teatro Popular Solano Trindade).
ESTUDOU:
Percussão com Dinho Gonçalves -1990 a 1993 Percussão Popular, direcionada aos ritmos afro-cubanos, na Faculdade paulista de Arte (Curso de extensão) e Conservatório Souza Lima
Violão popular com Laura Campaner- Universidade Livre de Musica 1994 a 1996
Canto Popular com Consiglia Latorre-Universidade Livre de Música
1996 a 1998
Capoeira e Maculelê com Mestre Brasília (Antonio Cardoso Andrade-Desde 1994
ASSISTIU AOS WORKSHOPS E OFICINAS:
Percussão corporal e musicalidade instintiva 1995 - Stênio Mendes ULM
Percussão para músicos e pedagogos -1996 Nana Vasconcelos ULM
Harmonia -1995 com Ricardo Breim ULM
Encadeamento e ouvido harmônico 1996-Laura Campaner ULM
Musicalização infantil
Maria Zei Bianchi ULM 1994/ 95/ 96
Ritmos em Cinco
2001 com Ulli Moritz Landesmusikakademie Berlin, Alemanha
Westafrikanische Percussion (Percussão Malinke)-2001 com Famadou Konate na Hochschule der Kunst, Berlin, Alemanha
Vocal Percussion I e II (Percussão vocal e introdução ao Beat Box)-2003 Richard Filz Landesmusikakademie Berlin, Alemanha
Fuehrungwerkstatt Exchange Learning (Coaching supervisão e técnicas de RH, para aplicação na Arte-educação)
2004/2005 com Dr. Martin Hertkorn Inqua Institut Berlin, Alemanha
Taketina - 2006 com Mechthild Weber
OFERECEU OS CURSOS
Aulas de percussão e dança brasileira desde 1987:
Prefeitura Municipal de Embu das Artes-Casa da Juventude (percussão, e violão popular)
Em várias unidades do SESC de São Paulo, como professor de Dança SESC IIpiranga, Vila Mariana, Pompeia, Pinheiros, Sao Jose do Rio Preto, Campinas e outros. (Percussão e danças brasileiras)
Nas Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura- em Butantan, Itaquera, Embu das Artes, Vila São Jose etc...
(Percussão e danças brasileiras)
Para os coordenadores e diretores da Febem
envolvendo todas as unidades de São Paulo, na unidade Tatuapé
Na Praça da Sé e Brás
no projeto Turma Faz Arte, premiado pela Unesco.
Nos Projetos Ancora, Colibri e Creche Criança Feliz (Guaçatom), ONGs envolvidas no desenvolvimento da Criança e do Adolescente e na
Escola Ágora de I Grau (Percussão e danças brasileiras)
Seminarios Oficinas cursos Workshops na Europa:
Landesmusikakademie Berlin 1998 - 2008
Festival de Percussao “Samba Syndrom”
Amsterdan, Milao, Kopenhagen, Koln, Munique, Hannover,
Bremem, Dusseldorf e Guadalupe no Caribe.
CURSOS REGULARES OFERECIDOS NA EUROPA
Na Musikschule Schöneberg (2004-2006)
No Groove Zentrum für Percussion (2003-2006)
TRABALHOS COMO MÚSICO E COMPOSITOR
Percussionista no Trio Revista do Samba (Pesquisa e divulgação do samba) Com Beto Bianchi (Violão e vocal), Leticia Coura (voz e cavaquinho). Em várias cidades do mundo, como Rio, São Paulo, Paris, Tel Aviv, Amsterdam, Nova York e Berlin. 2 Cds gravados pela Traumton Records (Alemanha) em 2004 e 2005 e em 2006 pela Atração Discos (São Paulo) em projeto premiado pelo Petrobrás Cultural.
Violonista, cantor e compositor do Ayrá Otá Duo (Cd pela Dabliu Discos em 2002) com Carlos Caçapava.
COMO PERCUSSIONISTA
Com as bandas: Maria da Fé (Reggae, Funk), Aquilo Del Nisso (Jazz do Brasil), Cometa Gafi (Gafieira), todas essas bandas em Sao Paulo. The Daltons (jazz), Zito (brazilian jazz) e Passport (Jazz) na Alemanha.
Com os cantores
Beatriz Azevedo, Borba da Pérola Negra, Silvio Modesto, Celso Sim, Adriana Caparelli, Letícia Coura e outras.
com as companhias teatrais:CER- Cia Estavel de Repertório (Antonio Fagundes), Teatro Vento Forte (Ilo Krugli), Teatromovimento (Doura Prates dos Dias e Eliana de Santana), Grupo Bilitis (Petrônio Gontijo, Jairo Matos, Beatriz Azevedo) e outros.
Compositor e diretor musical com: Fractons Cia de Teatro e Circo, e Cirque de Soleil, para o lançamento do automóvel Pólo em São Paulo. Acrobático Fratelli, Grupo TeatroMovimento e Teatro Popular Solano Trindade.
1989/2008 -Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – todos os trabalhos do Núcleo destacando aqui alguns:
2008 – Performance Poética – Teatro Popular Solano Trindade com o Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – direção geral Isadora Dias;
2007 – Performance e dança - primeira amostragem da Investigação e Pesquisa O Corpo-rosto PAC ;
2006 – Secretaria do Estado de São Paulo - com o nome de O Íntimo Lugar Público – Núcleo de Repertório do TeatroMovimento – coordenação geral Isadora Dias - Teatro Popular Solano Trindade, Embu das Artes – Teatro da Dança, SP;
2006/2007 – Boi Contemporâneo - dança híbrida – dança tradicional com características da contemporaneidade;
2004/2005 – O Muro – dança – Teatro Vento Forte, Espaço Rasa, C. C. São Paulo, SP; C.C. Embu das Artes Embu, SP.
ATUALMENTE
é Professor de Percussão do Movimento Bixigão, no Teatro Oficina, da Secretaria de Educação de Embu das Artes, operando em várias escolas de educação fundamental. É diretor musical e vice presidente do Teatro Popular Solano Trindade, onde coordena os vários cursos direcionados a comunidade por esta entidade, além de estar em constante movimento por várias partes do Brasil divulgando a cultura e arte tradicional afro brasileira. É percussionista do Trio Revista do Samba, do Duo Ayrá Otá e diretor Musical do Naipe de Percussão Ilá Dudu, mesclando o tradicional com a linguagem moderna. Produz o cd e o show "Cantando Solano Trindade, meu avô!", onde canta suas composições baseadas na obra deste importante poeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário